Integra

Olá. Por sugestão de alguns amigos, a partir de hoje estou mudando o nome do meu podcast de “Vida Saudável” para “Professor Bramante”. Argumentaram que, desta maneira, minha abordagem ao tema “vida saudável” poderia ficar, digamos, com a minha cara.

Começo hoje uma série de três podcasts, antecedendo a celebração do primeiro Dia Mundial de Lazer, que deverá ocorrer no próximo dia 16 de abril.

O conteúdo desses próximos podcasts está sendo elaborado a partir das três questões que nortearam os debates entre os quatro participantes, em uma live, por ocasião do evento de lançamento desse dia comemorativo, ocorrido no último dia 26 de março. Para aqueles que se interessarem assistir na sua íntegra, a reunião já está disponível no you tube. https://www.youtube.com/watch?v=EGnbrRmusYQ.

Vamos então à primeira pergunta formulada aos debatedores:

A partir da sua atuação, qual a importância de instituirmos um Dia Mundial do Lazer?

Estou há quase cinco décadas no campo dos estudos e intervenção relativos ao LAZER.

Creio que tanto no exterior como no Brasil, amadurecemos muito na geração de conhecimentos e na sua difusão para demonstrar que o LAZER é uma dimensão essencial na vida de todos, independente do meio social, econômico e cultural, já que a ludicidade, que é a essência do LAZER, está dentro de cada um de nós desde os primórdios.

Se em muitos países o diálogo entre a geração de conhecimentos e a sua aplicação avançou muito nos últimos 50 anos, nesse mesmo período, o que podemos observar no Brasil foi uma tendência, especialmente dentro das universidades, de sobrevalorizar as pesquisas relativas aos aspectos conceituais do LAZER em detrimento de sua aplicação, que aqui chamaremos de GESTÃO.

Essa assertiva pode ser constatada de inúmeras maneiras. Por exemplo, quando buscamos no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pesquisamos o termo LAZER. Lá encontraremos 248 grupos, enquanto que, ao associarmos ao termo LAZER a palavra GESTÃO, chegaremos a OITO menções tão somente.

Portanto, ao coordenar um grupo específico dessa área, denominado Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer – LAGEL, associado ao GESPORTE – Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte da Faculdade de Educação Física da UnB, com a participação de onze colaboradores, ligados tanto a área acadêmica como no campo da intervenção, temos por objetivo sistematizar conhecimentos a partir dos indivíduos e das organizações sociais que ofertam tais experiências dentro do setor público, da iniciativa privada e do terceiro setor.

A criação do Dia Mundial de Lazer como uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer e a coordenação, no Brasil, pelo Centro de Excelência dos Estudos do Lazer da USP-Leste, Sesc e LAGEL, representa a concretização de uma proposta inicial de mais de uma década que hoje é, internacionalmente, lançada.

Trata-se de um movimento que denominamos por ADVOCACY, termo de difícil tradução para o português, que se refere à defesa e argumentação em prol de uma causa.

Próximo a celebração dos 70 anos da Organização Mundial do Lazer em 2022, esperamos criar um fórum a partir de hoje, para aprofundar a importância do lazer para uma vida melhor de todas as pessoas e oficializá-lo junto à Organização das Nações Unidas.

É um objetivo ambicioso, mas acredito ser possível, com a participação das inúmeras pessoas e organizações dedicadas ao estudo e a intervenção nessa área.

Este é mais um podcast do Professor Bramante.

Até a próxima semana!

Acessar