Resumo

A dança, no contexto da cultura corporal do movimento, constitui Componente Curricular da Educação Física Escolar. No cenário pandêmico foi fundamental buscar novas possibilidades e formas de intervenção. O objetivo do trabalho foi relatar experiências acerca da disciplina de Dança do curso de Licenciatura em Educação Física em tempos de pandemia de COVID-19 em uma universidade pública do Rio de Janeiro. A metodologia constitui um relato de experiência a partir da análise de trabalhos apresentados em uma mostra fotográfica online que integrou um instrumento de avaliação da referida disciplina. Nesse contexto histórico, excepcional, é preciso conhecer e aplicar as tecnologias digitais, minimizando a distância por meio das aulas remotas que, além de cumprir as demandas institucionais, curriculares e trabalhistas, tem o compromisso com o estudante de disponibilizar conteúdo e material didático de forma flexível e ajustada ao contexto atual, que permita interação entre professor-aluno, similar ao encontro presencial.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FERNANDES, R. de C., et. al. A dança como conteúdo da Educação Física Escolar e os desafios da prática pedagógica. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, Nº 153, Fevereiro de 2011.

GROLLMUS, N. S.; TARRÈS, J. P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, maio 2015.

LESSA, H. T. Aulas de dança em tempos de pandemia:(oscil) ações de uma professora-artista. Incomum Revista, v. 1, n. 2, 2020.

NANNI, D. Dança-educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: SPRINT, 2008.

NASCIMENTO, V. Dança em educação: considerações sócio-pedagógicas. In: VARGAS, A. (Org.). Questões do esporte: coletivo de autores. rio de Janeiro: LEC-SU, 2008.

VERDERI, E. B. L. P. Dança na Escola. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

Acessar