Polesport: do lazer ao esporte de rendimento
Por Cíntia Freitas Cavalcante (Autor), Leonardo José Aprígio Costa Sousa (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
: É imprescindível a percepção do pole como esporte, contempla movimento motor, com conjunto didático metodológico consolidado e com regras. Enquanto atividade física, depreende da prática do lazer e bem-estar. O pole sport pode ser comparados as ginásticas de competição e de demonstração. Para Rangel e Darido,” A ginástica e seus movimentos, presentes em várias modalidades esportivas, podem oferecer a oportunidade de todos os alunos participarem com motivação das atividades propostas pelo professor.” (2006, p.239) Em uma escala esportiva chega ao viés de rendimento com competições regionais, nacionais e mundiais, cumprindo regras estabelecidas e código de pontuação instituídos e chancelados por federação international, a IPSF – International Pole Sports Federation. Destarte a sociedade e a comunidade acadêmica precisa compreender o fenômeno esportivo enquanto pedagogia e sistematização do ensino aprendizagem. Objetivos: o presente estudo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a modalidade, oriunda da dança e do lazer e conforme regras e organismo de gestão nacional e internacional se fortalece como modalidade esportiva regulamentada e reconhecida, a exemplo pela GAISF-Global Association of International Sports Federations. Referencial teórico: Trabalhando aptidões físicas para saúde como: a força e a flexibilidade, a modalidade envolve ainda o trabalho de equilíbrio, cognição, percepção de ritmo, movimentação coreográfica, precisão nos movimentos, quando observado como esporte de rendimento. Pole sport é socialização, atividadelúdica, criatividade, autoconhecimento e superação de desafios quando realizada para o lazer e saúde. Materiais e métodos: Caracteriza-se por um estudo observacional a partir das manifestações oriundas da Federação e Confederação Brasileira de Pole sports e aeros, as manifestações de treinos e competições. Resultados: A adesão premente de profissionais de Educação Física e atletas à prática. O reconhecimento da atividade exige atenção e tratamento dentro do campo científico e curricular acadêmico. O esporte ganha mais adeptos e praticantes, sendo considerado um excelente nicho de mercado de trabalho para os profissionais da área. Discussão: Através de estudos e pesquisas embasando a atividade do pole com esporte, conseguiremos divulgar de forma correta e positiva a prática da modalidade, que nasceu da dança, muitas vezes carregando somente o estigma da sensualidade, mas que possui, dentro da sua prática, todos os atributos das práticas esportivas. Conclusão: A adesão de novos praticantes, o intercâmbio de métodos, técnicas e eventos, tipo: competição, oficinas exigirá a delimitação da modalidade enquanto campo de estudo e pesquisa, bem como área de convergência de olhares aos profissionais da Educação. Órgãos e entidades oficiais, imprimem a credibilidade do pole como esporte, que onde objetivos, em breve, dado a Primazia dos diálogos, estimamos a evolução da modalidade com aspirações de tornar-se esporte olímpico