Resumo

: É imprescindível a percepção do pole como esporte, contempla movimento motor, com conjunto didático metodológico consolidado e com regras. Enquanto atividade física, depreende da prática do lazer e bem-estar. O pole sport pode ser comparados as ginásticas de competição e de demonstração. Para Rangel e Darido,” A ginástica e seus movimentos, presentes em várias modalidades esportivas, podem oferecer a oportunidade de todos os alunos participarem com motivação das atividades propostas pelo professor.” (2006, p.239) Em uma escala esportiva chega ao viés de rendimento com competições regionais, nacionais e mundiais, cumprindo regras estabelecidas e código de pontuação instituídos e chancelados por federação international, a IPSF – International Pole Sports Federation. Destarte a sociedade e a comunidade acadêmica precisa compreender o fenômeno esportivo enquanto pedagogia e sistematização do ensino aprendizagem. Objetivos: o presente estudo tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a modalidade, oriunda da dança e do lazer e conforme regras e organismo de gestão nacional e internacional se fortalece como modalidade esportiva regulamentada e reconhecida, a exemplo pela GAISF-Global Association of International Sports Federations. Referencial teórico: Trabalhando aptidões físicas para saúde como: a força e a flexibilidade, a modalidade envolve ainda o trabalho de equilíbrio, cognição, percepção de ritmo, movimentação coreográfica, precisão nos movimentos, quando observado como esporte de rendimento. Pole sport é socialização, atividadelúdica, criatividade, autoconhecimento e superação de desafios quando realizada para o lazer e saúde. Materiais e métodos: Caracteriza-se por um estudo observacional a partir das manifestações oriundas da Federação e Confederação Brasileira de Pole sports e aeros, as manifestações de treinos e competições. Resultados: A adesão premente de profissionais de Educação Física e atletas à prática. O reconhecimento da atividade exige atenção e tratamento dentro do campo científico e curricular acadêmico. O esporte ganha mais adeptos e praticantes, sendo considerado um excelente nicho de mercado de trabalho para os profissionais da área. Discussão: Através de estudos e pesquisas embasando a atividade do pole com esporte, conseguiremos divulgar de forma correta e positiva a prática da modalidade, que nasceu da dança, muitas vezes carregando somente o estigma da sensualidade, mas que possui, dentro da sua prática, todos os atributos das práticas esportivas. Conclusão: A adesão de novos praticantes, o intercâmbio de métodos, técnicas e eventos, tipo: competição, oficinas exigirá a delimitação da modalidade enquanto campo de estudo e pesquisa, bem como área de convergência de olhares aos profissionais da Educação. Órgãos e entidades oficiais, imprimem a credibilidade do pole como esporte, que onde objetivos, em breve, dado a Primazia dos diálogos, estimamos a evolução da modalidade com aspirações de tornar-se esporte olímpico

Acessar