Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma investigação que teve como objeto o processo de disciplina legitimação de Educação Fí­sica (EF) da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) entre 1992 e 2004. Em particular, o artigo analisa o último processo reforma curricular da corrida na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE) como um evento crí­tico em que diferentes atores se esforçou para levar uma visão da disciplina e da proposta de formação. De compreender a mudança curricular como controverso e complexo, interesses e relações de poder que mobiliza surge como dinãmicas institucionais e disciplinares entram em jogo nesse processo.
A abordagem metodológica baseou-se em um único estudo de caso instrumental que combinou estratégias como análise documental e entrevistas semiestruturadas com atores-chave. Conclui-se que esta mudança foi uma disputa polí­tica em que, embora EF representava o elo mais fraco em um debate de fundo sobre ligação polí­tica curricular, significou um renascimento da disciplina no ambiente institucional.

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