Políticas de Revisão Curricular em Educação Física da Universidade Nacional de La Plata. Argentina, 1998.
Por Celeste Felipe (Autor).
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma investigação que teve como objeto o processo de disciplina legitimação de Educação Física (EF) da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) entre 1992 e 2004. Em particular, o artigo analisa o último processo reforma curricular da corrida na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE) como um evento crítico em que diferentes atores se esforçou para levar uma visão da disciplina e da proposta de formação. De compreender a mudança curricular como controverso e complexo, interesses e relações de poder que mobiliza surge como dinãmicas institucionais e disciplinares entram em jogo nesse processo.
A abordagem metodológica baseou-se em um único estudo de caso instrumental que combinou estratégias como análise documental e entrevistas semiestruturadas com atores-chave. Conclui-se que esta mudança foi uma disputa política em que, embora EF representava o elo mais fraco em um debate de fundo sobre ligação política curricular, significou um renascimento da disciplina no ambiente institucional.