Centro de memória sobre as práticas corporais na cidade de Jacareí uma perspectiva digital em diálogo com a Educação Física Escolar na área de linguagens
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Laís Almeida Mascarenhas (Autor), Nathalia Lemes de Lima (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência com a criação de um centro de memória virtual sobre as práticas corporais na cidade de Jacareí. Ao iniciar o ano de 2023, submetemos um projeto de ensino em um campus do Instituto Federal de São Paulo com a proposta de resgatar a história dos(das) praticantes de danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras de Jacareí. Com a aprovação da proposta, proponente do projeto e bolsista de ensino convidaram uma ex-jogadora de futebol, mestres de capoeira, pessoas envolvidas com o movimento hip hop e um praticante de bicicross para dialogar com os(as) estudantes nas aulas de Educação Física Escolar dos cursos técnicos de Administração e Informática integrados ao Ensino Médio. Dessa forma, surgiu a ideia de criar o centro de memória sobre as práticas corporais de Jacareí no Instagram, com a intencionalidade de manter a história da cidade viva. Por fim, defendemos que a cultura digital pode ajudar na construção de uma prática político-pedagógica crítica, dialógica e que leve em consideração as diferentes linguagens que atravessam as práticas corporais nas aulas de Educação Física Escolar.