Políticas de Inclusão e a Docência em Educação Física: Uma Reflexão Sobre as Práticas
Por Roseli Belmonte Machado (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
nscrita numa perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa discute as relações entre uma política de inclusão no Brasil e os professores de Educação Física. A inclusão neste trabalho é entendida como um dispositivo biopolítico a serviço da segurança das populações. O objetivo foi analisar a constituição de uma política de inclusão que convoca o professor de Educação Física e as implicações para as atuais práticas desses docentes. Esta é uma pesquisa genealógica, baseada nos Estudos Foucaultianos. O corpus foi composto por leis e programas dos Ministérios da Educação, Saúde e Esporte. Foi possível perceber que há uma articulação entre os diversos órgãos, os quais regulam a prática do professor de Educação Física dentro de uma política inclusiva e põem os indivíduos em circulação.