Resumo

INTRODUÇÃO

Políticas públicas são entendidas como estratégias de intervenção e regulação do Estado que objetivam alcançar determinados resultados ou produzir certos efeitos no que diz respeito a um problema ou a um setor da sociedade (MENICUCCI, 2006). Para a existência de políticas públicas de lazer, é necessário o estabelecimento de órgãos ou estruturas administrativas que sejam responsáveis por essas ações. Desse modo, uma forma de analisar essas iniciativas públicas é olhar para as estruturas existentes em diferentes âmbitos da administração pública. As universidades federais desempenham um importante papel na educação brasileira, pois se destinam a formar, para além de especialistas competentes, indivíduos criativos, críticos, empreendedores e cidadãos, de modo a rejeitar os reducionismos inerentes à linearidade e fragmentação do saber, por meio da promoção de modelos mais abertos, interdisciplinares e engajados em processos educativos, culturais e científicos (MELLO; ALMEIDA FILHO; RIBEIRO, 2009). Nessa lógica, as políticas de lazer podem e devem fazer parte de suas ações. Portanto, este trabalho tem por finalidade discutir o papel atribuído ao Centro Esportivo Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (CEU-UFMG), órgão suplementar da reitoria que, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, é o órgão responsável por políticas de lazer na UFMG (PDI 2018-2023). 

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