Resumo
O presente estudo tem como propósito analisar a política educacional para a Educação Física em Campina Grande-PB, e a realidade das condições de trabalho dos professores deste componente curricular, a partir de um aspecto fundamental para a práxis educacional: o espaço físico de aula. Inicialmente, o trabalho apresenta uma discussão a respeito da relação que se estabelece entre as políticas públicas sociais no Estado brasileiro tomando como referência a política educacional local e prossegue dialogando com as formas de pensar a Educação Física representadas nas abordagens pedagógicas para o seu ensino no âmbito escolar e o seu difícil diálogo com os espaços físicos. Em seguida, mostra o caminho metodológico percorrido. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e documental e foi realizada em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da referida cidade. Para atender aos objetivos almejados e visando contribuir com as discussões a cerca das políticas educacionais para Educação Física no contexto escolar, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com os diretores e professores de Educação Física das quatro escolas e com o coordenador de Educação Física do município. O estudo conclui que apesar do significativo avanço ocorrido na área em matéria de propostas pedagógicas, há um descompasso entre elas (o ideal) e a realidade da legislação educacional, notadamente no que diz respeito a espaços físicos de aula. A distância que existe entre o ideal e o real pode ser caracterizada como sintoma da precarização do trabalho docente que sofrem os educadores da nossa área. Tomando como base os dados da realidade, este estudo aponta indicadores para essas políticas, na perspectiva de indicar possíveis elementos de transformação das estruturas de funcionamento das aulas e também superação das condições precárias de trabalho detectadas.