Resumo

Este texto tem o objetivo de contextualizar a sessão temática “Políticas públicas de educação/educação física, esporte, lazer e saúde”. A sessão temática é uma parceria entre o Grupo de Trabalho da Temática de políticas públicas do Colégio Brasileiro de Ciência de Esporte e a Revista Corpoconsciência. Foram aprovados para publicação 8 diferentes produções de diversas regiões do país. As reflexões têm como ponto de partida a busca para que as políticas públicas de educação/educação física, esporte, lazer e saúde sejam fortalecidas e materializadas como direitos sociais.

Referências

AMARAL, Silvia Cristina Franco; PEREIRA, Ana Paula Cunha. Reflexões sobre a produção em políticas públicas de Educação Física, esporte e lazer. Revista brasileira de ciências do esporte. v. 31, n. 1, p. 41-56, 2009.

CBCE. GTT 12 – Políticas Públicas. Disponível em: <http://cbce.org.br/gtt/gtt12-politicaspublicas>. Acesso em: 04 nov. 2021.

DAMASCENO, Luciano Galvão. 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: educação física e a construção de uma hegemonia. 2011. 330f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011.

HÚNGARO, Edson Marcelo e colaboradores. Balanço inicial da produção do GTT de políticas públicas do CBCE (1997-2005): avanços, ausências e perspectivas. In: HÚNGARO, Edson Marcelo; SOUZA, Wilson Luiz Lino de (Orgs.). Cultura, educação, lazer e esporte: fundamentos, balanços e anotações críticas. Santo André, SP: Alpharrabio, 2009.

STAREPRAVO, Fernando Augusto. Políticas públicas de esporte e lazer: aproximações, intersecções, rupturas, e distanciamentos entre os subcampos político/burocrático e científico/ acadêmico. 2011. 422f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2011.

Acessar