Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Muito Para Ensinar e Mais Ainda Para Aprender Sobre Democracia

Por Matheus Francisco Saldanha Filho (Autor).

Parte de Políticas Públicas e Movimentos Sociais . páginas 75

Resumo

Introdução

Este ensaio visa exortar nossas reflexões para alguns elementos so- bre a qualidade da democracia brasileira e latino-americana neste momen- to histórico de nítido “desperdício da experiência” – expressão alusiva a Santos (2002) – submerso num possível repuxo de final da 3ª onda de democratização. Transitamos por aspectos preliminares sobre as três ondas de democratizações privilegiando a leitura da América Latina como pal- co contraditório de ressurgimentos de autoritarismos, democraticamente, eleitos que nos fazem pensar sobre o caráter diversificado que a democracia tem sido implementada em diferentes países e as difíceis tarefas de não esconder as “promessas não cumpridas” diante dos cidadãos, mas também não baixar à guarda frente aos ferozes e implacáveis “poderes invisíveis” que tentam desqualificar a democracia. Abordamos também as vertentes cultu- ralistas e institucionalistas nas Políticas Públicas de Esporte e Lazer como exemplos de narrativas que precisam ser consideradas, concomitantemente, para melhor contribuírem na compreensão dos limites e potencialidades do “Estado em ação”.