Resumo

Este trabalho visa demonstrar a relação entre políticas públicas em Educação Física Escolar no Brasil em períodos que houve grandes mudanças na educação brasileira. Identificando o papel político-ideológico da Educação Física junto ao cotidiano da escola brasileira, focando em dois momentos distintos, no que tange a política e a economia, adotados pelo estado brasileiro.O primeiro momento refere-se ao “Estado Novo”, instaurado sob a ditadura de Getúlio Vargas (1937 a 1945). O segundo, diz respeito ao período que ficou conhecido como a “ditadura militar”, que se manteve por duas décadas neste país, tendo seu início em 1964. Tendo por objetivo: apontar o papel desempenhado pela Educação Física, enquanto disciplina escolar, atrelada as política do estado, nos períodos entre 1937-1945 e 1964-1985. Apontando os aspectos semelhantes, bem como, os aspectos distintos e contraditórios expressos tanto na prática como na teoria da Educação Física, enquanto um dos instrumentos de manutenção e perpetuação do estado burguês. A metodologia utilizada se caracterizou pela pesquisa analítica, com base no referencial histórico, envolvendo análise e avaliação da literatura a partir de material constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e teses na área de Educação Física. As relações existentes entre as políticas públicas brasileiras e a prática da Educação Física escolar durante os períodos históricos estudado será uma relação pautada pela forte interferência do estado brasileiro, enquanto elemento legitimador, interventor e regulamentador no que concerne a prática da Educação Física no ambiente escolar.

 

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