Resumo

Objetivos:
Investigar que políticas públicas têm sido propostas para discutir a obesidade e o sedentarismo nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, quais têm sido efetivamente desenvolvidas no seu cotidiano e como têm sido apropriadas pelos diferentes atores das instituições de ensino.

Métodos e resultados:
A pesquisa empírica foi realizada por meio: 1 – de entrevistas com dirigentes, professores e alunos para averiguar como têm sido desenvolvidos os temas na escola; 2 – da análise das determinações contidas na legislação do país para a alimentação e para as atividades esportivas; 3 – da verificação da aplicação das políticas daí decorrentes. O estudo teve sustentação teórica em artigos acadêmicos publicados nos periódicos nacionais e estrangeiros sobre o tema. Ao final do trabalho verificou-se que as políticas públicas são parcialmente apropriadas pela escola e que têm diversos obstáculos para sua implementação tais como: a falta de infra estrutura administrativo/pedagógica da escola, falta de supervisão e avaliação da aplicação dos projetos. Também foi constatado que os alunos foram informados sobre os assuntos por intermédio dos conteúdos das disciplinas Ciências e Educação Física.

Conclusões:
As Políticas públicas em forma de projetos de promoção da saúde visando à adoção de hábitos saudáveis, tais como: alimentação saudável, prática regular de esportes e exercícios físicos nas escolas são fundamentais para aumentar o conhecimento do alunado em relação à obesidade e ao sedentarismo. Entretanto, para tornar os projetos mais efetivos há que se dotar a escola de melhor infra estrutura, além de supervisão e avaliação permanente dos projetos.