Por Elas – Estudo de Caso de Sites de Jornalismo Esportivo Gerenciado Por Mulheres

Por Elaine Trevisan de Mendonça (Autor), Marcos Américo (Autor).

Parte de Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia . páginas 326

Resumo

22 24 Universidade Estadual Paulista – Unesp, Bauru, SP Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar, segundo a metodologia de estudo de caso proposta por Robert Yin para investigação de fenômenos contemporâneos em profundidade e em seu contexto de vida real, três sites de jornalismo esportivo gerenciados e abastecidos por mulheres: Donas da Bola, Dibradoras e Futebol por elas. Com intuito de identificar as características comuns nesses canais de comunicação, seguindo as linhas da pesquisa descritiva baseada na espontaneidade, colocando a visão de pesquisador juntamente com a do leitor desses sites, a de observador. Destaca-se que o ambiente da comunicação esportiva, predominantemente, é composto por homens e, em sua minoria, por mulheres que buscam direito e espaço iguais em coberturas desportivas, se colocando além de objeto decorativo ou sexualizado nestas transmissões. Assim, nesta busca por espaço e igualdade, é crescente o número de canais de comunicação gerenciados e formados por mulheres. A questão analisada é se esses canais, especificamente os três sites selecionados, detêm semelhanças em seus formatos, modos de comunicar e temas abordados. Ressaltando os resultados dessa análise para originar outros canais de comunicação que tenham a mesma formação sociocultural e que estejam envoltos em realidades parecidas à exposta neste trabalho, revelando aspectos gerais e também algumas variáveis possíveis.