Por Onde Anda o Esporte Escolar em Pernambuco?
Por Luvanor Santana Silva (Autor), Marcel Anderson Ferreira (Autor), Luciano Marchado Ferreira Tenório de Oliveira (Autor), Edil de Albuquerque Rodrigues Filho (Autor), Iberê Caldas Souza Leão (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO: O esporte escolar está presente na EF e transcende seus muros. Equipes de treinamento representam a escola em competições esportivas.
OBJETIVO: Objetivou-se relatar a evolução do esporte escolar no estado de Pernambuco, buscando reflexões e mudanças a partir da escola e entidades governamentais.
MÉTODOS: O estudo trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa e descritiva. Obtiveram-se dados numéricos para o desenvolvimento do estudo.
RESULTADOS: Destacou-se a vivência do esporte na aula de EF como também a participação das escolas nos Jogos Escolares de Pernambuco e Jogos Escolares da Juventude, além de mudanças nas escolas para ingresarem em competições dentro e fora do estado. Após descrever sobre a evolução do esporte escolar em PE, aspectos devem ser embutidos na aula de EF e na participação das escolas nos JEP e Jogos da Juventude.
CONCLUSÃO: A prática esportiva de uma maneira geral no estado de PE deve passar por uma série de mudanças, algumas, propostas neste estudo. Essas farão com que sejam despertados novamente no ambiente do esporte escolar, valores significantes para a vida dos praticantes.
Referências
ARANTES, A.; MARTINS, F.; SARMENTO, P. Jogos escolares brasileiros: reconstrução histórica. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 8, Supl. 2, p. 916-24, 2012.
CHEN, P. Returning Chinese school-aged children and adolescents to physical activity in the wake of COVID-19: Actions and precautions. Journal of Sport and Health Science, Shanghai, v. 9, n. 4, p. 322-4, 2020.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
DA SILVA, P. L.; DA SILVA, P. M.; BOTELHO, V. H.; RIBEIRO, F. S.; PINHEIRO, E. S. Percepções docentes a partir de uma intervenção pedagógica esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 17-23, 2020.
DE SOUZA RIZZO, D. T.; MARQUES ARANHA, ÁGATA, C.; SILVESTRE MONTEIRO DE FREITAS, C. M.; DAOLIO, J.; LOPES, J. C. Educação física escolar e esporte: significações de alunos e atletas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 432-47, 2016.
HOMMA, A. Colhendo da natureza: o extrativismo vegetal na Amazônia. Embrapa Amazônia Oriental-Livro Científico (ALICE). Brasília: Embrapa, 2018.
MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 405-18, 2015.
MESQUITA, I. Modelo de educação esportiva: da aprendizagem à aplicação. Revista da Educação Física, Maringá v. 25, n. 1, p. 1-14, 2014.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. In: Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, 2020. Disponível em: http://www.consed.org.br/central-de-conteudos/gerencia-regional-de-educacao-gre-metropolitana-norte-realiza-i-mostra-de-praticas-exitosas-remota. Acessado em: 21 de outubro de 2020.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2020.
RIZZO, D. S.; SOUZA, W. C. Desenvolvimento positivo dos jovens (DPJ) através do esporte. Conexões, Campinas, v. 12, n. 3, p. 106-20, 2014.