Resumo

Se pensarmos que, na escola, estamos ajudando a formar cidadãos autônomos e críticos reflexivos, inseridos na sociedade, cabe a nossa área também proporcionar, ao futuro adulto, informações suficientes para a escolha de atividades que ocupem o tempo livre e o ócio ativo desse cidadão. Conteúdos inovadores também poderiam colaborar para que a Educação Física dê conta desta missão. Desta maneira, esta pesquisa buscou mostrar porque os Esportes de Aventura (E.A.) podem ser um conteúdo possível de ser inserido na escola. Defendemos os E.A. na escola, pois acreditamos que esses conhecimentos e vivências proporcionem sensações e experiências que atinjam emocionalmente e significativamente um jovem estudante e os estimulem com desafios e superações de seus limites, mesmo que sejam práticas apenas adaptadas às estruturas usuais das escolas, mas plenamente passíveis da ligação do “Saber” com o “Saber Fazer”. Alguns dos motivos de inserção dos E.A. na escola seriam o alinhamento da Educação Física com as propostas de preservação ambiental; exposição de um conteúdo pouco explorado na escola, mas bem difundido pela mídia; entre outros.

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