Resumo

Este artigo trata de uma trajetória acadêmica em Educação Física que inicia e se consolida no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria. Destaca o envolvimento com a produção de pesquisas da iniciação científica à pós-graduação, organização de eventos nacionais e internacionais pela via da participação no Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, em específico, acerca do tema Jogo. Mostra as várias possibilidades de crescimento e qualificação profissional e humano que a instituição proporciona para aqueles que nela trilham sua jornada acadêmica e compartilham parte de suas vidas

Referências

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CARVALHO, Ana Maria Amélia, et al. (Orgs.) Brincadeira e Cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FRIEDMANN, Adriana. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis: Vozes, 2005.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

MARIN, Elizara Carolina; RIBAS, João Francisco Magno. Jogo Tradicional e Cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

MARIN, Elizara Carolina; STEIN, Fernanda. Jogos Autóctones e Tradicionais de Povos da América Latina. Curitiba: Editora CRV, 2015

MARIN, Elizara Carolina; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Jogos Tradicionais e Educação Física Escolar: experiências concretas e sedutoras. Curitiba: Editora CRV, 2016.

MEIRELLES, Renata. Território do brinca: diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015.

MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedade: Léxico de Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

SAURA, Soraia Chung. Sobre bois e bolas. In.: SAURA, Soraia Chung; ZIMMERMANN, Ana.Cristina (Orgs). Jogos Tradicionais. São Paulo:Laços. 2014. p. 165-188.

Acessar