Por Que Vale a Pena Usar Mapas Conceituais no Ensino Superior?
Por Paulo R. M. Correia (Autor), Joana G. Aguiar (Autor), Anderson D. Viana (Autor), Gisele C. P. Cabral (Autor).
Em Revista de Graduação Usp - Grad+ v. 1, n 1, 2016. Da página 41 a 52
Resumo
Aprender profundamente, aprender a aprender (metalearning) e aprender por toda a vida (lifelong learning) são alguns dos novos desafios que a sociedade do conhecimento apresenta ao ensino superior. O aumento do interesse por métodos e estratégias inovadoras, que alterem a dinâmica da sala de aula, tem produzido boas respostas. Esse artigo apresenta a técnica de mapeamento conceitual para favorecer a aprendizagem profunda, que aproxima o aluno do conhecimento especializado do professor. A possibilidade de oferecer feedbacks precisos e constantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem justifica o uso dos mapas conceituais no ensino superior. O domínio da técnica de mapeamento conceitual e o planejamento cuidadoso da demanda a ser apresentada em sala de aula são aspectos fundamentais para assegurar os resultados esperados. Palavras-chave: Mapas Conceituais; Ensino Superior; Aprendizagem Profunda; Avaliação da Aprendizagem; Aprendizagem por Toda a Vida; Meta-aprendizagem.