Resumo

Os desafios da passagem do século têm levado inúmeros autores “a interpretações da contemporaneidade como Eric Hobsbawm, Perruchon de Bouchard, Alvin Toffler, Edgar Morin, Gilles Lipovetsky, Guy Debord e muitos outros”. O ponto comum destas interpretações é o reconhecimento de que o mundo atual sofreu uma influência decisiva no avanço dos meios de comunicação e que o consenso foi substituído pelo dissenso, gerando novos conceitos em todas as áreas do conhecimento. A Educação Física também tem agora o seu conceito revisado pelo Manifesto Mundial de Educação Física - FIEP 2000. No novo conceito, ela deixa sua delimitação para a infância e adolescência, e passa a constituir-se como um processo de Educação ao longo da vida das pessoas, isto é, passa a ser uma Educação Física para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A Educação Física passou a objetivar o desenvolvimento nas pessoas, a partir dos seus direitos à Educação Física, para um Estilo de Vida Ativo. Neste processo, a Educação para a Saúde e Lazer passam a ser prioritários. A Educação Física nesta nova interpretação passa a ser um ensino para a criação de habilidades motoras, atitudes e conhecimentos. Este novo conceito renovado de Educação Física além de dar sentido aos seus programas, rompe com o seu entendimento como simples atividade, passatempo ou moda.