Resumo

Pesquisadores, professores, artistas, cinegrafistas, instituições regulamentadoras e fazedores de políticas têm se interessado cada vez mais pela luta tradicional do Marajó, o que tem contribuído para a sua valorização, difusão, reconhecimento e produção do conhecimento. Objetivo: explorar o reconhecimento e a consolidação da Luta Marajoara como um campo particular, merecedor de sua própria comunidade epistêmica. Metodologia: o ensaio segue as orientações epistemológicas do trabalho intelectual como artesanato, utilizando a literatura e reflexões existentes como um laboratório analítico para mapear a rede epistêmica da Luta Marajoara. Resultados e discussão: indica-se princípios fundamentais para o estabelecimento de uma comunidade epistêmica para a Luta Marajoara: intercâmbio de saberes locais e acadêmicos; colaboração pluridisciplinar; sustentabilidade; e honestidade e integridade acadêmica. Considerações Finais: uma comunidade epistêmica da Luta Marajoara desempenharia o papel de registrar a memória, avaliar e produzir conhecimento socialmente relevante sobre essa luta brasileira. Ela agregaria atores com experiência e competência legitimada para compreender suas práticas e propor avanços qualitativos nas pesquisas, imbricando os campos científicos e sociais na busca por maior reconhecimento e valorização desta prática corporal nortista-brasileira.

Referências

ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; CARVALHO, Nazaré Cristina. Entre machados, leite de onça e ombros devotos: a Luta Marajoara na festa de corte dos mastros de São Sebastião em Cachoeira do Arari. Mosaico - Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 15, n. 1, Edição Especial, p. 40-50, jan./abr. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4339. Acesso em: 10 jul. 2024.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: 1ª versão – Consulta Pública. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; JÚNIOR, Amauri Gouveia; ANTUNES, Marcelo Moreira; TORRES, Monica da Silveira. Análise do comportamento técnico da luta marajoara. Motricidade, v. 18, n. 2, p. 282-287, 2022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/27711. Acesso em: 10 jul. 2024.

CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; BORBA-PINHEIRO, Claudio Joaquim; GOUVEIRA, Amauri. Modelagem do comportamento técnico da Luta Marajoara: do desempenho ao educacional. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v. 27, n. 2, p. 209-217, 2019. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9421. Acesso em: 10 jul. 2024.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação: desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa: Edições 70, 2019.

FURTADO, Renan Santos. Tensões, aprendizagens e reflexões no trato com as lutas na escola: relato de uma experiência de autoformação no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, jan./jun. 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/130380. Acesso em: 10 jul. 2024.

GEERTZ, Cliford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

HAAS, Peter. Epistemic communities and international policy coordination: introduction. International Organization, v. 46, n. 1, p. 1-35, 1992.

LIMA, George Almeida; JUCÁ, Luan Gonçalves; FERREIRA, Heraldo Simões; MALDONADO, Daniel Teixeira. Tematização da Luta Marajoara nas aulas de Educação Física escolar: indícios de uma pedagógica crítica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 1-9, jan./jun. 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/130740. Acesso em: 10 jul. 2024.

LIMA, George Almeida; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Produção científica sobre a Luta Marajoara no Brasil: um estudo de revisão integrativa e análise do estado da arte. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 15, n. 38, p. 344-366, 2023. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1431. Acesso em: 10 jul. 2024.

MAINARDES, Jefferson. Ética, integridade e cultura de integridade: reflexões a partir do contexto brasileiro. Horizontes, Itatiba, v. 41, n. 1, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1624. Acesso em: 10 jul. 2024.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

NUNES, Murilo; CAMPOS, Ítalo; BORGES, Carlos; ANTUNES, Marcelo Moreira. A Luta Marajoara na atualidade: percepções de atletas e ex-atletas da modalidade. Movimento, v. 29, e29012, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/xH3MDFcXvdKdFgRzC7jL3Kr/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. “Conheço bem mais uma arte do outro lado do mundo que uma aqui do outro lado do rio”: luta Marajoara e reconhecimento em academias de ginástica. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 39, p.01-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/64667. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Itinerários de combate da federação paraense de Luta Marajoara. Journal of Physical Education, v. 34, e3415, 2023b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/GTycHkCQ8P4S6tNZNvS7P9m/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta Marajoara na escola: relatos de uma sequência pedagógica para o 3º ano do ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, jan./jun. 2023a. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/128914. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta marajoara e memória: práticas “esquecidas” na educação física escolar em Soure-Marajó. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 57-67, jan./jun. 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19262. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS, Carlos Afonso dos; GOMES, Ivan Carlo Rego; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta Marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01-24, janeiro/março, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65668. Acesso em: 10 jul. 2024.

SLAUGHTER, Sheila; LESLIE, Larry. Academic capitalism: politics, policies, and the entrepreneurial university. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997.

VAGO, Tarcísio Mauro. Educação Física na escola: para enriquecer a experiência da infância e da juventude. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

Acessar