Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de ensino, num programa multidisciplinar de educação continuada em cursos de pós-graduação lato sensu, num Centro Universitário do Rio de Janeiro, em que se privilegia a formação empreendedora, em diferentes áreas do conhecimento. No programa, concebido segundo o modelo teórico da hélice tríplice, co-atuam universidade, empresa e governo; nele se exploram as potencialidades de sinergia como fator indutor do desenvolvimento das comunidades locais. Os alunos adquirem conhecimentos em áreas específicas de sua formação. Têm também a oportunidade de compreender os espaços sociais em contextos mais abrangentes, nas diversas instâncias empresariais, governamentais e acadêmicas, como forma de alcançar o desenvolvimento por meio da criação empreendedora de trabalho e renda. Conclui-se, com base nos indicadores de avaliação, que a universidade deve ampliar sua forma de atuação, criando e implementando programas pedagógicos multidisciplinares, que promovam a formação de alunos socialmente responsáveis, coadunados com as necessidades atuais da sociedade de conhecimento. 

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