Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer
Por Glênia Oliveira Bustamante (Autor), Irene Conceição Andrade Rangel (Autor).
Em Motriz v. 8, n 3, 2002. Da página 109 a 114
Resumo
Este estudo busca destacar a possibilidade do Ensino Reflexivo na formação profissional em lazer, compreendendo que a reflexão na e sobre a ação é fundamental para o papel deste profissional em humanizar as relações interpessoais e contribuir para a formação humana criativa e questionadora. A metodologia constitui uma análise qualitativa do referencial teórico do Ensino Reflexivo e do lazer, estabelecendo suas relações. O objetivo do estudo consiste em discutir os limites e as possibilidades na construção de uma prática reflexiva pelo profissional de lazer. Os resultados mostram que, ao mesmo tempo que o sistema capitalista tenta envolver o sujeito em ações alienantes, este vem conquistando um perfil questionador diante deste sistema, e neste sentido o ensino reflexivo pode contribuir na formação crítica deste profissional. Palavras-chave: Ensino reflexivo; formação profissional; lazer.