Portfólio Diário de Atividades Online Como Ferramenta de Avaliação de Curso de Pós-graduação Paulo
Por Henrique Colchonl (Autor), Gustavo José Martiniano Porfirio (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O portfólio reflexivo é uma ferramenta de avaliação utilizada nos cursos de graduação e pós-graduação, pois reflete a evolução do aluno, seus aprendizados significativos, suas críticas e reflexões sobre o processo ensino-aprendizado. Porém em cursos de alta carga horária de aprendizado prático, como as residências médicas (60 horas semanais), o tempo curto para realizar a redação do portfólio pode produzir um resultado incoerente com a realidade. O trabalho justificou-se pela necessidade de criar uma forma mais prática para os alunos da pós-graduação registrarem suas atividades. Objetivo: Investigar a aplicabilidade de uma ferramenta de Portfólio Diário de Atividades baseada em Formulário online que pode ser respondido em 2 minutos pelo celular do aluno. Métodos: A amostra do estudo incluiu 3 médicos residentes do Hospital Santa Casa de Campo Mourão-PR que realizavam curso de Residência Médica em Anestesiologia durante o ano de 2019, que foram estimulados a responder diariamente o Formulário Online no Google Formulários para registrar as seguintes informações: Número e tipo dos procedimentos realizados, habilidades treinadas, dificuldades encontradas, dificuldades superadas, tema teórico estudado, feedback para preceptores. Os resultados foram tabulados e analisados descritivamente. Ao final do período foi feito pesquisa de opinião entre os alunos. Resultados: Houve uma média de 110 repostas por aluno, sendo possível identificar o que se empenhou mais; realizaram de 1 a 10 anestesias por dia, e média de 4 consultas pré-anestésicas por dia; as habilidades mais frequentemente treinadas foram via aérea difícil, anestesia em obstetrícia, em obesos, complicações em anestesia; as dificuldades mais encontradas foram raquianestesia difícil, anestesia em crianças pequenas, intubação difícil, bloqueio com ultrassom; dificuldades superadas foram principalmente uso de equipamentos de via aérea difícil, bloqueio com ultrassom e punção arterial; os temas teóricos estudados tiveram correlação com os temas do calendário de provas, comprovando a aplicação ao cronograma; foi possível verificar ao longo do ano a evolução. Os alunos consideraram a ferramenta prática, fácil de usar, melhor que o antigo Portfólio Reflexivo que era escrito por extenso, chamaram carinhosamente a nova ferramenta de "Legalfólio". Conclusão: O uso do Portfólio Online se comprovou útil, prático e aplicável como ferramenta de avaliação dos alunos e avaliação do próprio curso de pós-graduação em si.