Resumo

As organizações desportivas procuram trocas sociais e económicas, trocas de significados e emoções. Com o crescente aumento da concorrência é preciso preservar e conquistar uma imagem que satisfaça o possível praticante desportivo. É preciso ser influente e influenciar a mente dos praticantes. Esta deve ser uma preocupação das federações desportivas. Face à Lei de Bases do Desporto (LBD), Lei nº 30/2004, de 27 de Julho, as federações desportivas têm como vocação promover, regulamentar e dirigir a prática desportiva a nível nacional de uma ou mais modalidades e representá-las internacionalmente. Conteúdos: :: Editorial José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes Agenda Ligações à rede Quiosque DESTAQUE :: A Investigação em Gestão do Desporto Carla A. Costa ARTIGOS :: Serviços de Desporto. Desporto e Turismo Elsa Cristina Sacramento Pereira :: Posicionamento e Acessibilidades ao Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol: Estudo das Federações Desportivas Celina Gonçalves, Abel Correia :: Caracterização do perfil do gestor e das empresas portuguesas de animação turístico-desportiva de aventura Filipe Dias, Miguel Maia, António Serôdio Fernandes, Luís Quaresma :: A comunicação visual ao serviço do desporto Armando Vilas Boas DOSSIER: NEGÓCIOS E IDEIAS :: Qualidade e conforto em instalações desportivas. Estudo de caso Carla C. S. Barreira, António P. O. Carvalho