Posicionamento Angular do Atacante em Relação Ao Defensor em Futebolistas
Por Filipe Manuel Clemente (Autor), Micael Santos Couceiro (Autor), Fernando Manuel Lourenço Martins (Autor), Gonçalo Dias (Autor), Rui Manuel Mendes (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 26, n 3, 2012. Da página 523 a 530
Resumo
O presente estudo objetivou analisar as amplitudes angulares do atacante em relação ao defensor ao longo da série temporal de prática, tentando verificar se tal parâmetro contribui para a quebra da estabilidade da díade atacante-defensor. Participaram 11 futebolistas (17,91 ± 1,04 anos de idade) com 8,6 ± 1,52 de anos de prática. De forma a entender a relação da posição entre o atacante e o defensor, procedeu-se ao cálculo do posicionamento angular entre ambos. Para o efeito, considerou-se o ângulo 0º como sendo o ângulo entre o atacante e o defensor quando estes formam uma linha perpendicular à aresta do campo onde se encontra a baliza estando o defensor mais próximo da mesma. Os resultados indicam uma oscilação regular por parte do atacante no sentido de procurar desequilibrar o oponente sendo que, através dessa ação-reação o atacante procura encontrar novas soluções que resultem da exploração do meio e do adversário.