Possibilidades da Abordagem Construtivista-interacionista no Cenário da Educação Física Escolar do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental
Por Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano (Autor), Caio César da Silva Moura Santos (Autor), Everaldo Bernardo da Silva Filho (Autor), Marcelo Gomes Lima Valença (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
No âmbito escolar, uma das possibilidades da estruturação da prática pedagógica do professor de educação física é a abordagem teórica metodológica construtivista-interacionista. Desenvolvida por Freire (2009), fundamentada nas teorias de Piaget e de Vygotsky a abordagem oportuniza o professor ao entendimento do jogo e da brincadeira enquanto elemento da cultura infantil. Segundo Freire (2009), a abordagem objetiva produzir uma educação de corpo inteiro a partir da valorização da experiência cultural. O projeto de intervenção dirige-se a relatar a experiência do processo de elaboração, desenvolvimento e avaliação da proposta no contexto do primeiro ciclo do ensino fundamental.