Resumo

Esta pesquisa relata as experiências vividas por uma professora de Educação Física no seu cotidiano escolar, com o ensino do conteúdo Dança, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória – ES, no ano de 2018. O projeto de intervenção pedagógica teve como tema gerador a “Violência”, a partir do qual se explorou pedagogicamente as três dimensões do conteúdo (atitudinal, procedimental e conceitual) e se possibilitou a ampliação da compreensão do conteúdo Dança como manifestação da cultura corporal de movimento.

Referências

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo dança em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? IN: Pensar a Prática, 6: 45-58, Jul./Jun. 2002-2003. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/56. Acesso: 20 mai. 2019.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O ensino da dança na Educação Física: formação e intervenção pedagógica em discussão. IN: Motriz, v. 14, n. 4, out./dez. Rio Claro: UNESP, 2008. p. 519-528. Disponível em: file:///C:/Users/lisac/Downloads/2140-Article%20Text-9350-1-10-20090129.pdf. Acesso: 16 ago. 2019.

BRASILEIRO, Lívia Tenório; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagem do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. IN: Pro-Posições, v. 19, n. 3 (57) - set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a10.pdf. Acesso em: 27 dez. 2018.

CRUZ, Edsandra Dutra da; COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva. Dificuldades e desafios para o ensino de dança, nas aulas de educação física, no ensino fundamental II. IN: Revista Kinesis, Vol. 33, nº. 1, jan-jun., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229. Acesso: 20 mai. 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. Dança Escolar: uma possibilidade na Educação Física. In: Revista Movimento, v. 13, n. 02. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 155-171. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/3553/1952 Acesso em: 27 dez. 2018.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. IN: Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio/2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/36330 Acesso em: 27 dez. 2018.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MESQUITA, Dandara Matos et al. Dança nas aulas de Educação Física escolar na cidade de Fortaleza-CE. IN: Revista Kinesis, v.35 n.2, 2017, maio - ago. , p. 02 – 13. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/23146 Acesso: 20 mai. 2019.

MOREIRA, Evando Carlos (Org.) A educação Física na rede municipal de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT, 2016.

STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES [online]. 2001, vol. 21, n. 53, p. 69-83. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/148. Acesso: 16 ago. 2019.

Acessar