Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as aulas de educação física da escola podem contribuir para a inserção da cultura afro-brasileira em seus conteúdos. Para isso, o objetivo geral foi apresentar possibilidades de ensino da cultura afro-brasileira nas aulas de educação física, por meio de jogos e brincadeiras. E foram listados os seguintes objetivos específicos: identificar o papel da educação física na inserção da cultura afro-brasileira na escola; documentar as possibilidades de ensino da cultura afro-brasileira nas aulas de educação física escolar por meio de jogos e brincadeiras Em relação aos processos metodológicos, destaca-se que esse processo foi dividido em dois momentos; sendo a primeira da revisão bibliográfica em que foram feitos alguns recortes de estudos sobre o assunto. E o segundo momento foi a documentação das experiências de ensino nas aulas de Educação Física da Escola Primária Turma da Mônica, na cidade de Tabuleiro do Norte-Ceará. Diante disso, enfatizamos que a Educação Física pode contribuir por meio de experiências e contextualização de conteúdo para a formação de alunos críticos e com uma posição sem preconceitos. Faça com que os alunos se sintam representados e conheçam parte de sua história, pois encontram nesse ambiente uma apreciação e respeito pela cultura afro-brasileira. Enfatizamos que a Educação Física pode contribuir através de experiências e contextualização de conteúdo para a formação de alunos críticos e com uma posição sem preconceitos. Faça com que os alunos se sintam representados e conheçam parte de sua história, pois encontram nesse ambiente uma apreciação e respeito pela cultura afro-brasileira. Enfatizamos que a Educação Física pode contribuir através de experiências e contextualização de conteúdo para a formação de alunos críticos e com uma posição sem preconceitos. Faça com que os alunos se sintam representados e conheçam parte de sua história, pois encontram nesse ambiente uma apreciação e respeito pela cultura afro-brasileira.

Acessar