Editora Atena Editora. None None. None páginas.

Sobre

Este material apresenta o produto de uma pesquisa desenvolvida nos cursos de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Jataí (UFJ), intitulada EDUCAÇÃO FÍSICA E AUTISMO: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES, que teve como objetivo geral compilar a produção teórica sobre EF para pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), bem como buscar possíveis conteúdos, metodologias e ampliação de possibilidades de participação deste público nas atividades que envolvem o movimento, visando a melhoria das condições de vida e de integração social. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: entender o que é o TEA e as possibilidades de desenvolvimento das pessoas que têm este transtorno; investigar sobre os conteúdos da área de EF e possíveis atividades e metodologias a serem desenvolvidas com este público, de modo a respeitar suas características individuais e fomentando não só um melhor desenvolvimento físico como também cognitivo e a melhor interação social; compilar as publicações referentes aos jogos e brincadeiras, dentre outras atividades, que podem ser desenvolvidas com pessoas que têm TEA; despertar nos profissionais de EF e de áreas afins o interesse pela prática docente relacionada à EF Adaptada, por meio da divulgação dos resultados desta pesquisa; e organizar uma cartilha de divulgação, ou livro em PDF, como produto final da pesquisa, e divulgar em sites hospedeiros da internet, de modo a alcançar o maior número possível de pais e profissionais que se interessem pelas atividades físicas como aliadas na busca por melhores condições físicas, cognitivas e sociais dos autistas.

Sumário

Acessar