Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo realizado na Escola Estadual Timbi do município de Camaragibe – Pernambuco, integrante do Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) durante as aulas de Educação Física. Em apresentações de seminários identificamos um déficit na leitura dos alunos. Assim, nasce este estudo visando diálogos de leitura tomando os conteúdos ginásticos, jogo, dança, esporte e lutas como base dos textos contendo figuras e palavras referentes a cada tema tratado. Introdução: A elaboração desse estudo justifica-se pela importância da leitura para a comunicação e para alfabetização perspectivando a formação qualitativa do ser humano tendo os conteúdos da Educação Física como fonte motivadora e lúdica da aprendizagem. Pensando numa educação para o lazer, consideramos que as aulas de Educação Física se constituem num espaço político-educativo para que os alunos possam vivenciar práticas de lazer ao garantir a unidade teórico-prática, os fundamentos de práticas do lazer e princípios como a ludicidade, a alteração de poder e as formas de comunicação e linguagem construindo conhecimentos a partir de diferentes linguagens. Objetivo: Vivenciar nas aulas de Educação Física práticas lúdicas com base em diálogos no quais os conteúdos da cultura corporal configuram-se na base de leituras. Método: Numa abordagem crítico-superadora e etnometodológica as vivências se materializam como dialogo com leitura de textos, reportagens de revistas e jornais com práticas como quebra cabeça, caça palavras, palavras cruzadas, mural, dramatização. Resultados: Até o momento é possível de constatar que essas práticas têm contribuído significativamente para a melhoria das leituras a comunicação verbal e escrita numa perspectiva interdisciplinar. Conclusão: Importante como um trabalho modifica uma dada situação em práticas escolares, esta afirmação tem respaldo nos resultados que indicam que essas possibilidades de leituras auxiliaram na construção de importantes ideias e saberes com a ampliação de conhecimento dos alunos, estimulando-os cada vez mais viver uma educação para o lazer em aulas de Educação Física

Acessar