Possibilidades de Intervenção Psicopedagógica no Ensino de Matemática Por Meio da Cooperação e Avaliação Mediada
Por Evodido Gonçalves Amorim Carvalho (Autor), Janne Márcia Silva Rocha (Autor), Helena Brandão Viana (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 22, n 236, 2018.
Resumo
Este artigo objetivou analisar, na disciplina de Matemática, as possibilidades de intervenção em favor da assimilação do conhecimento por meio da linha metodológica de aprendizagem cooperativa e avaliação mediada. A pesquisa propôs a avaliação mediada como uma oportunidade de aprendizagem. Cinco grupos da oitava série fizeram parte da investigação em uma escola da rede privada no interior da província de San Pablo, no Brasil, na qual foram realizadas entrevistas com cento e quarenta e nove alunos. Os resultados apontam que as atividades em grupo motivaram os alunos a aprender os conteúdos, obtendo melhor desempenho e exercendo cidadania cooperativa. A avaliação mediada resultou em um relacionamento professor-aluno mais proximal e afetivo,