Resumo

A presente pesquisa tem como tema as possibilidades formativas do esporte nas aulas de Educação Física. O objeto de estudo baseia-se nas seguintes questões e seus possíveis desdobramentos: “O esporte pode contribuir à formação?” “Quais são as atitudes, os sentimentos e os valores possivelmente suscitados por meio do esporte, tendo em vista sua técnica, esforços corporais e regras?” Os objetivos são: identificar e analisar os possíveis sentimentos, atitudes e valores suscitados por meio do esporte, em relação aos aspectos já mencionados, interpretando-os quanto a suas possíveis influências sobre a formação dos alunos. A hipótese proposta é de que o esporte, como expressão de uma sociedade contraditória, pode atuar de modo ambíguo na formação dos alunos conforme, possivelmente, determinados modos de organização e participação dos alunos na prática esportiva. Os sujeitos da pesquisa constituem-se de alunas do Ensino Médio que se dedicam regularmente ao esporte nas aulas de Educação Física, treinos e campeonatos escolares, tendo sido realizada entrevista semi-estruturada. O referencial teórico baseiase em obras de autores da Teoria Crítica, principalmente nas idéias de T. W. Adorno, como também em estudos da área da Educação Física que tenham como tema o esporte no âmbito escolar. Os resultados da presente pesquisa indicam as seguintes tendências: valorização da técnica como um meio a alcançar determinados resultados, sendo estes, porém, sobrevalorizados, ressaltando-se, neste sentido, o aspecto pragmático da técnica; compreensão das regras como um meio a organizar as ações dos jogadores no momento do jogo, sendo passíveis de mudanças, tendo em vista maior possibilidade de que todos participem; manifestação de atitudes relacionadas ao reconhecimento da necessidade de respeitar os próprios limites como também a possibilidade de superá-los; manifestação de atitudes e sentimentos relacionados à indiferença e à consideração ao outro

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