Resumo

Introdução A Educação Infantil compreende a primeira etapa da Educação Básica brasileira, conforme regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – (1996), a qual possibilitou avanço significativo no debate das necessidades e especificidades da criança de zero a seis anos. Uma das questões e talvez a mais importante, discutidas neste cenário, foi a da superação da concepção de prática assistencialista, que norteou durante muito tempo as instituições voltadas à pequena infância. Atualmente, verifica-se unanimidade em considerar a indissociabilidade entre o cuidar e o educar como dimensões essenciais ao desenvolvimento integral da criança pequena. No mesmo documento, a Educação Física é considerada como componente curricular obrigatório na Educação Básica para o Ensino Fundamental e Médio; ficando a Educação Infantil a cargo da professora generalista, tendo esta, formação em Pedagogia. Recentemente vários municípios passaram a contratar professores de Educação Física para atuarem na Educação Infantil, porém verificamos que a prática geralmente adotada induz à disciplinarização, que é característica curricular do Ensino Fundamental e Médio.

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