Resumo

Este trabalho aborda uma possibilidade de tratar o xadrez nas aulas de educação física, planejando atividades que buscaram propiciar o protagonismo dos estudantes em seu itinerário formativo. Atualmente, a escola enquanto instituição de ensino e a educação física na condição de componente curricular, têm como finalidade formar sujeitos dotados de capacidade crítica em condições de agir autonomamente e de serem protagonistas em sua realidade. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições do xadrez para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de São José do Rio Claro-MT. Considera-se que o xadrez, por meio de sua prática esportiva, é uma ferramenta pedagógica importante e pode influenciar significativamente na formação de sujeitos críticos, autônomos, solidários, favorecendo a inclusão e a socialização. Optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, ou etnografia da prática escolar. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados o questionário com perguntas abertas e fechadas e o diário de campo/aula. Os dados foram coletados em três etapas. Na primeira, houve a aplicação do questionário de entrada para a turma do 7° ano, com o intuito de levantar o conhecimento prévio dos estudantes a respeito do xadrez e identificar ações/atitudes de autonomia e protagonismo com esse conhecimento. A segunda etapa aconteceu a partir do início da aplicação da unidade didática com a turma, ocasião em que foram observados pela professora pesquisadora e registrados no diário de campo as dificuldades e avanços percebidos na contribuição do ensino e aprendizagem do xadrez para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes. Por fim, na terceira etapa, foi aplicado o questionário de saída no término do desenvolvimento da unidade didática para identificar e avaliar o resultado da intervenção. Para a análise dos dados, foram utilizadas as transcrições dos questionários respondidos pelos estudantes e a análise do diário de campo. Os principais resultados indicaram que o xadrez proporcionou o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes, estimulando as tomadas de decisões estratégicas e a resolução de problemas de forma independente. Os estudantes relataram sentir-se mais confiantes e capazes de enfrentar desafios não apenas no xadrez, mas também em outras áreas de suas vidas. Esses resultados reforçam a importância do xadrez como uma ferramenta pedagógica para a formação de indivíduos autônomos e críticos, assim como uma possibilidade de estimular o protagonismo por meio do ensino e aprendizagem do xadrez.

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