Possíveis Diálogos Entre a Educação Física Escolar e o Conteúdo das Lutas na Perspectiva da Cultura Corporal
Por Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em Conexões v. 11, n 1, 2013. Da página 144 a 170
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o contexto da temática das lutas na Educação Física escolar, considerando a concepção de cultura corporal e as dimensões dos conteúdos, estabelecendo assim possíveis “diálogos” entre estas práticas e a Educação Física. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura abordando os seguintes tópicos: compreendendo as lutas, a temática das lutas na cultura corporal, ensinando as lutas na escola e as lutas nas três dimensões dos conteúdos. Concluímos que é preciso inserir as lutas na escola, levando-se em conta a questão das dimensões dos conteúdos, possibilitando que, além dos procedimentos, seja empregado também conceitos e atitudes em relação ao ensino destes conteúdos.