Resumo

FUNDAMENTAÇÃO: Exercícios de fortalecimento muscular odem ser realizados de forma uni e bilateral, contudo, pouco é sabido sobre a potência muscular (PM) e a carga áxima (CM) nessas condições.
OBJETIVO: Comparar a PM e CM na flexão do cotovelo entre os dois braços e entre a soma (das ações unilaterais e os resultados obtidos pela xecução simultânea do gesto motor). Desses dois esultados com aquele obtido simultaneamente pelos dois raços.
METODOLOGIA: Submetemos 24 adultos jovens (14 omens) (PAR-Q negativo) e inexperientes no exercício de lexão de cotovelo ao teste de 1 RM - duas repetições em elocidade máxima na fase concêntrica com 3s de intervalo ara cada carga -, com medida da potência (Fitrodyne, ratislava), em cada braço e nos dois simultaneamente, m rdem randômica, para determinar a PM e a CM.
ETODOLOGIA: 24 adultos jovens (14 homens) (PAR-Q egativo) foram submetidos ao teste de 1-RM (exercício flexão de cotovelo) com o objetivo de avaliarmos a PM e M, todos sem experiência prévia no exercício proposto. O rotocolo consistia de duas tentativas, com intervalo de s entre as mesmas, quando o avaliado procurava imprimir máximo de velocidade possível na fase concêntrica do ovimento, utilizando ações unilaterais e bilaterais efinidas randomicamente. Utilizou-se para medir a otência em cada braço e nos dois simultaneamente o itrodyne (Bratislava). RESULTADOS: Os resultados para raço esquerdo e direito na CM - 29,3 ± 2,8 e 29,7 ± ,9kg - e na PM - 106 ± 14 e 109 ± 12W - foram similares p > 0,05) e fortemente associados (p > 0,94). Comparando soma dos valores unilaterais com os da execução ilateral, a CM era 5% maior (p = 0,02) e a PM 5% menor p = 0,053).
CONCLUSÃO: Apesar de todos serem destros, não houve diferenças unilaterais em CM e PM, rovavelmente devido à inexperiência nesse exercício fatores neurais). A soma dos resultados unilaterais fere em 5% daquele obtido bilateralmente, mostrando, ontudo, tendências opostas entre PM e CM, provavelmente efletindo uma limitação central na coordenação motora de m movimento complexo feito em máxima velocidade e com arga relativamente alta.

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