Potenciais receptores por zonas nos revezamentos cubanos 4x100 metros Configurações a partir de seus padrões de lateralidade especializados
Por Mayra Viera González (Autor), Edgar Aníbal Morales Barajas (Autor), Sarita Emília Delgado Salgado (Autor), Llilian García Chacón (Autor), Alfredo Quintana Diaz (Autor), Beatriz Sánchez Córdova (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 313, 2024.
Resumo
A pesquisa foi concebida como parte de um amplo estudo diagnóstico nas equipes nacionais cubanas de revezamento 4x100 metros de ambos os sexos, com o intuito de identificar os padrões de lateralidade especializados às características das fases técnicas do corredor receptor para a determinação de potenciais receptores por mudança de zona das equipes cubanas de revezamento 4x100 metros em cada um dos quatorze possíveis integrantes de ambos os revezamentos (masculino e feminino). Com base nas características técnicas exigidas para receber os corredores nas fases de preparação e colocação em ação, a relação olho direcionador - rotação do quadril - perna dinâmica foi identificada como um novo indicador, fornecido pelo método de análise teórica da estrutura da atividade, com o potencial para ajustar o padrão de lateralidade à especificidade técnica do corredor receptor. Os resultados das medições permitiram determinar os potenciais receptores direito e esquerdo de cada relé e as recomendações para garantir o aprimoramento das ações técnicas baseadas no treinamento bilateral.
Referências
Azémar, G. (2003). L'homme asymétrique. Gauchers e droitiers face a face. Edições do CNRS.
Betancourt González, JC, Sánchez Córdova, BA, Arias Moreno, ER, e Barroso Padrón, E. (2020). Padrão de lateralidade em jogadores de basquete masculino, reservas escolares e juvenis em Havana. Pódio. Jornal de Ciência e Tecnologia em Cultura Física, 15(3), 449-459.