Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições que os AVAs oferecem ao processo de ensino e aprendizagem na EaD. Trata-se de pesquisa de revisão, com análise qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Para o levantamento e seleção dos documentos utilizou-se a base de dados eletrônicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 14 artigos que compuseram o corpus do estudo. Para análise dos dados optou-se pela aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin, da qual emergiu a categoria temática: “Ambientes virtuais de ensinagem (AVEs) e sua(s) potencialidade(s) para a aprendizagem na EaD. Conclui-se que os AVAs potencializam a elevação de exemplos e submissões de respostas nos exercícios, a aquisição de conhecimento e novas competências, o aprendizado do outro, o contato com diversidade de ideias, o transporte o saber, reflexões e de aprofundamentos teóricos, a descoberta do novo, o compartilhamento em massa e obtêm insights sobre o conhecimento profissional e análise de reflexões online entre os participantes. Impelem e ampliam a concepção pós-estruturalista de educação, propiciam a utilização de dispares modos de linguagem e facilitam a comunicação/interação.

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