Potencialidades e Necessidades Profissionais na Formação de Treinadores Desportivos
Por Ema Maria Egerland (Autor), William das Neves Salles (Autor), Mário Luiz Couto Barroso (Autor), Marcelo Figueiró Baldi (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 2, 2013. Da página 31 a 38
Resumo
Esta investigação teve o objetivo de verificar quais as potencialidades e as necessidades profissionais percebidas na formação de treinadores desportivos. Participaram do estudo 213 treinadores, de modalidades coletivas e individuais de ambos os sexos, vinculados às fundações municipais de desporto e ao desporto de alto rendimento do estado de Santa Catarina. Na coleta de dados, foi empregada a Escala de Autopercepção de Competência (EAPC), a qual foi traduzida e adaptada à realidade brasileira. A análise estatística foi realizada com auxílio do pacote estatístico SPSS 17.0, e o nível de significância adotado foi de 5%. Empregou-se o teste Qui-quadrado para grupo único, tendo como referência o percentual de 50,0% para verificar possíveis tendências de respostas dos treinadores. Os resultados revelaram como potencialidades os conhecimentos de teoria e metodologia do treinamento desportivo, bem como as habilidades de planejamento e gestão do desporto e de comunicação e integração do desporto. Quando consideradas as necessidades profissionais, destacaram-se os conhecimentos de biodinâmica do desporto e as habilidades de avaliação e de autorreflexão. As evidências encontradas no presente estudo confirmam a elevada importância atribuída pelos treinadores desportivos aos indicadores, às dimensões e à avaliação global das competências profissionais. De maneira geral, os treinadores atribuíram sempre maior importância do que domínio das competências profissionais. Detecta-se a necessidade de estudos centrados na atividade profissional de treinadores desportivos no contexto nacional, no que diz respeito aos conhecimentos e habilidades consideradas fundamentais para sua atuação e sucesso profissional. Desta forma, contribuir-se-ia para a implementação de ações na formação de treinadores desportivos.