Resumo

Esta investigação teve o objetivo de verificar quais as potencialidades e as necessidades profissionais percebidas na formação de treinadores desportivos. Participaram do estudo 213 treinadores, de modalidades coletivas e individuais de ambos os sexos, vinculados às fundações municipais de desporto e ao desporto de alto rendimento do estado de Santa Catarina. Na coleta de dados, foi empregada a Escala de Autopercepção de Competência (EAPC), a qual foi traduzida e adaptada à realidade brasileira. A análise estatística foi realizada com auxílio do pacote estatístico SPSS 17.0, e o nível de significância adotado foi de 5%. Empregou-se o teste Qui-quadrado para grupo único, tendo como referência o percentual de 50,0% para verificar possíveis tendências de respostas dos treinadores. Os resultados revelaram como potencialidades os conhecimentos de teoria e metodologia do treinamento desportivo, bem como as habilidades de planejamento e gestão do desporto e de comunicação e integração do desporto. Quando consideradas as necessidades profissionais, destacaram-se os conhecimentos de biodinâmica do desporto e as habilidades de avaliação e de autorreflexão. As evidências encontradas no presente estudo confirmam a elevada importância atribuída pelos treinadores desportivos aos indicadores, às dimensões e à avaliação global das competências profissionais. De maneira geral, os treinadores atribuíram sempre maior importância do que domínio das competências profissionais. Detecta-se a necessidade de estudos centrados na atividade profissional de treinadores desportivos no contexto nacional, no que diz respeito aos conhecimentos e habilidades consideradas fundamentais para sua atuação e sucesso profissional. Desta forma, contribuir-se-ia para a implementação de ações na formação de treinadores desportivos.

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