Potencialização Pós-ativação: Possíveis Mecanismos Fisiológicos e Sua Aplicação no Aquecimento de Atletas de Modalidades de Potência

Por: Mauro Alexandre Benites Batista.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.1 - 2010

Send to Kindle


.Resumo

A prática de exercícios de aquecimento é comum entre atletas de diferentes modalidades esportivas. Existem evidências de que o aquecimento convencional pode prevenir a ocorrência de lesões e melhorar o desempenho em modalidades dependentes da oferta de oxigênio aos músculos, contudo é questionável se esse tipo de aquecimento pode ser vantajoso para atletas que competem em provas de potência. Há sugestões de que estes atletas podem se beneficiar da incorporação de exercícios de força ao aquecimento convencional. Esta hipótese se baseia no fenômeno conhecido como potencialização, que é desencadeado quando os músculos são ativados com estímulos de alta intensidade. Assim, esta revisão teve como objetivo verificar se a inclusão dos exercícios de força na rotina de aquecimento pode ser vantajosa para atletas participantes em provas de potência. Além disso, procurou-se apresentar os possíveis mecanismos responsáveis pelo fenômeno conhecido como potencialização e identificar estratégias adequadas para sua indução sobre o desempenho.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5977/5717

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.