Prá Subir Paciência, Prá Descer Dá Licença Uma Trilha no Pico do Itacolomi
Por érika M.de Melo (Autor), Fabrine Leonard Silva (Autor), Francisco Luiz F. Filho (Autor), Luciana C. L. R. Costa (Autor), Regiane Cristina Galante (Autor), Rui Barbosa de Souza Jrº (Autor), Vera Solange P. Gomes (Autor), Zaira Valeska D. da Fonseca (Autor), Christianne Luce Gomes (Autor), Hélder Ferreira Isayama (Autor).
Resumo
A dificuldade em vivenciar o lazer nos grandes centros urbanos a cada dia, nos leva a pensar na crescente busca pela vivência do lazer em espaços que promovam um maior contato com a natureza. Consequentemente, é fundamental uma melhor compreensão sobre a relação lazer e meio ambiente em nossa sociedade moderna. Nesse sentido, este relato de experiência, tem como objetivo discutir os aspectos presentes em uma vivência de trilha ecológica no Pico do Itacolomi (Ouro Preto/MG), realizado no IV Curso de Especialização em Lazer do CELAR/EEF/UFMG, visando estabelecer as relações teoria/prática decorrentes dessa vivência lúdica. A realização do evento contou com a participação de 33 alunos do curso, organizados em três comissões, que construiram coletivamente o projeto da trilha. Nesse contexto, é importante frisar o envolvimento dos alunos em todos os momentos (planejamento, execução e avaliação) do processo. A vivência foi analisada sobre diferentes enfoques, tais como: a relação
ecológica; a superação de limites; a discussão dos cont1itos; a construção coletiva da vivência lúdica; e, a cooperação. Considerou-se a importância desse tipo de proposta inovadora na construção do conhecimento na área, já que despertou inúmeras ret1exões acerca da formação e atuação do profissional e das aspirações pessoais de cada elemento do grupo, na tentativa da busca de superação de seus próprios limites. Paralelamente, destaca-se a importância na integração do grupo, o que elevou o nível das discussões realizadas durante as aulas posteriores ao evento.