Prática de Atividade Física Mensurada Por Acelerometria Associada Ao Imc em Adolescentes
Por Antonio Stabelini Neto (Autor), Géssika Castilho Santos (Autor), Jéssica Sartini Sena (Autor), Wagner de Campos (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 15, n 2, 2013. Da página 174 a 183
Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar a associação da atividade física medida pelo acelerômetro com o excesso de peso corporal em escolares. Trezentos e noventa e um adolescentes em idade escolar (10 a 18 anos) participaram deste estudo. Os pontos de corte utilizados para determinar o tempo gasto em atividade física foram: moderada ≥ 3,0 METs e vigorosa ≥ 6,0 METs. Teste t de Student e coeficiente de correlação produto-momento de Pearson foram utilizados para verificar diferenças estatísticas e associações entre atividade física e IMC. A significância estatística foi fixada em p <0,05. Escolares do sexo masculino passaram mais tempo em atividade física moderada (96,1 ± 39,6 min/dia) e vigorosa (9,7 ± 8,8 min/dia) do que o sexo feminino (moderado: 73,7 ± 37,7 min/dia; vigorosa: 6,1 ± 6,8 min/dia). Para ambos os sexos, os escolares mais jovens (10 a <14 anos) foram mais ativos fisicamente do que os escolares mais velhos (14 a <18 anos). Tempo despendido em atividade física moderada e vigorosa foi inversamente relacionado ao IMC. Estes achados sugerem que a prática regular de atividade física está relacionada a redução do peso corporal em escolares. Por conseguinte, pode ser usado como uma estratégia de prevenção da obesidade na escola elementar.