Prática Constante e Aleatória no Aprendizado de Voleibol
Por Herbert Ugrinowitsch (Autor), Cintia de Oliveira Matos (Autor), Thiago Fernandes Neves (Autor), Guilherme Menezes Lage (Autor), Patrick Costa Ribeiro Silva (Autor), Madson Pereira Cruz (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 20, n 6, 2018.
Resumo
O tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da prática constante e aleatória no aprendizado do Programa Motor Generalizado e parâmetros do serviço de voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos de idade. Os participantes realizaram um pré-teste cujo escore foi adotado para contrabalançar dois grupos (n = 10), prática aleatória e prática constante. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizado 252 serve de três posições diferentes, sempre indicado no final de cada saque, e o grupo constante realizado serve apenas de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu a maior aprendizagem de parametrização, resultante da variável prática.
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