Prática de Atividade Física de Escolares do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual
Por Leandro Elvas Pinheiro (Autor), Ruth França Cizino da Trindade (Autor), Marta Angélica Iossi Silva (Autor), Dalmo Roberto Lopes Machado (Autor), Claudia Benedita dos Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 23, n 4, 2017.
Resumo
Introdução: A prática de atividade física constitui a base que norteia os protocolos de saúde com intuito de manutenção e preservação da saúde e, quando realizada adequadamente, pode prevenir e controlar doenças crônicas. No Brasil, há poucos estudos de base populacional ou escolar sobre atividade física em adolescentes, sendo que a prevalência é muito variada. Objetivos: Este estudo analítico teve como objetivo descrever o padrão da prática regular de atividade física de escolares do ensino fundamental da rede pública estadual de Manaus-AM, no ano de 2011. Método: Participaram 304 alunos que responderam o questionário Dia Típico de Atividade Física e Alimentação. Resultados: A média de idade foi de 9,4 anos e o desvio padrão foi 0,7 ano, com IC 95% (9,3;9,5). Entre as atividades físicas, apenas os exercícios físicos sistematizados foram estatisticamente maiores no grupo dos não ativos. O sedentarismo foi observado em 48,0% IC 95% (42,4;53,6) e a prática da atividade física de leve a moderada foi de 96,7% IC 95% (94,7;98,7) de escolares. Conclusões: O comportamento sedentário é, portanto, preocupante, sendo imprescindível o incremento de pesquisas nessa área visando evidenciar seus riscos e incentivar a inserção de prática de atividades físicas regulares e monitoradas no dia a dia de escolares para propiciar o crescimento seguro e saudável dessa população