Prática de Ensino: Contribuições Para a Formação Profissional e Continuada.
Por Marcelo Tavares (Autor), Isadora Garcia (Autor).
Resumo
Este estudo tem como objetivo ampliar as discussões sobre a formação profissional. Nele foram apontadas alternativas teórico-metodológicas para o processo ensino-aprendizagem, vividas na disciplina Prática de Ensino II - 96.2 - ESEF - (IPE. Ao término desta disciplina, foi realizada uma entrevista com um questionário semi-aberto, com os alunos que cursavam a mesma, A referida entrevista representou um instrumento fundamental para a coleta de dados nessa experiência. Vale ressaltar que a investigação privilegiada neste estudo foi considerada como a que "...Envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto__ "(Bogdan & Biklem apud Ludke & André, 1986). Após coletar/analisar os dados da entrevista e concluir a revisão de literatura constatou-se que esta experiência, ao mesmo tempo que enriqueceu a linguagem oral e escrita. qualificou o ensino durante a formação de futuros profissionais.