Resumo

Dentre as disciplinas que constituem o currículo dos cursos de Licenciatura, destaca-se, pela sua relevância, a Prática de Ensino, quetempor atribuiçao precípua colocar o futur6 profisional em contato com a real idade educacional, desenvolvendo estilo de ensino, possibilitando a seleção de ,conteúdos, estratégias e situações que confiram uma formação ,profissional consciente e voltada para os interesses’dos alunos e as necessidades da comunidade. Por exigir a atuação do futuro professor junto à clientela de 19 e 29 graus e, ao mesmo tempo, supervisão efetiva por parte do professor univesitario responsável por essa disciplina, ela encontra, normalmente, para sua implementação, inúmeras dificuldades. Em relação à Prática de Ensino de Educação Física o problema é agravado, pois a mesma pressupõe a existência de locais adequados e de materiais específicos. No caso particular do Amazonas deve-se acrescentar, as dificuldades acima, as climáticas. Neste trabalho, após a discussão da situação da Pratica de Ensino no país, e das alternativas apresentadas na Revisão da Literatura, a autora elabora uma proposta para a condução dessa disciplina na Universidade do Amazonas. Esta proposta foi testada, na prática, para efeito de estudo de viabilidade e de aceitação, tendo-se mostrado viável e adequada ao momento e a realidade que foi testada. Embora não se pretenda afirmar que se trata da forma ideal ou da ,melhor maneira possível de condução do Estágio supervisionado, a proposta e o estudo de viabilidade aqui apresentados fornecem subsídios a outras instituições que, tendo problemas semelhantes aos da Universidade do Amazonas, achem conveniente usar a mesma como uma nova opção para condução total ou parcial dos respectivos estágios.

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