Resumo

As práticas pedagógicas docentes e as propostas curriculares têm uma ligação intrínseca, porém parece haver um descompasso entre elas na Educação Física Escolar. Assim, o objetivo geral do estudo foi analisar a prática pedagógica docente durante a construção e a implementação coletivas de proposta curricular de Educação Física no Ensino Fundamental de docentes de escolas públicas na cidade de Porto Velho. Como objetivos específicos procurou-se identificar os elementos constituintes da prática pedagógica docente dos docentes investigados; descrever o processo de desenvolvimento da pesquisa-ação junto aos docentes investigados; investigar as percepções dos docentes acerca do desenvolvimento da própria prática pedagógica a partir da participação na pesquisa-ação; investigar as percepções do pesquisador acerca dos processos desenvolvidos na pesquisa-ação e das transformações relatadas pelos docentes em sua própria prática pedagógica docente. A pesquisa foi realizada num período aproximado de seis meses, compreendido entre os meses de junho e novembro de 2023. Como metodologia, optou-se pela pesquisa-ação com a participação de um professor e duas professoras de Educação Física que atuam escolas localizadas no município de Porto Velho-RO, sendo que dois atuam em escolas estaduais e municipais e uma trabalha apenas em escola municipal. Durante o período de execução do projeto foram realizadas seis reuniões do grupo focal, entrevistas com os docentes investigados, visitas às escolas, análise documental de planos de ensino dos docentes e registro em diário de campo. Os procedimentos de análise temática reflexiva foram empregados no estudo. Da análise realizada emergiram três temas abrangentes acerca da prática pedagógica docente: atitudes docentes, fontes que caracterizam e fatores que modulam a prática pedagógica, os quais foram desmembrados em alguns subtemas. As evidências revelaram que parece haver relações profissionais tensas e problemáticas entre os docentes de Educação Física e os docentes das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, situação não observada com relação aos docentes dos anos finais do ensino fundamental. Quanto à elaboração e implementação coletivas de proposta curricular, os docentes revelaram práticas pedagógicas ativas, reativas e passivas/inertes e ressaltaram a importância de uma sistematização de proposta curricular bem como a implementação organizada coletivamente. Entretanto, apontaram que há muitas outras questões e problemas enfrentados, ficando a questão curricular em um plano secundário. Ressaltaram que há fatores que modulam a prática pedagógica com resultados imediatos/diretos e mediatos/indiretos. Por fim, propõem-se a reformulação nas ações de formação continuada dos docentes, centrando mais atenção na compreensão individual dos professores para favorecer a constante reflexão crítica e aperfeiçoamento da prática pedagógica.

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