Prática Pedagógica Docente nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio
Por Laleska Karoline Lima Oliveira (Autor), Anna Clara Figueiredo Ferreira Batista (Autor), Daniel Chaves Veloso Reis (Autor), Alenice Aliane Fonseca (Autor), Walter Luiz de Moura (Autor), Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis (Autor).
Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 105 - 116
Resumo
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar a prática pedagógica docente nas aulas de Educação Física do ensino médio. Métodos: Estudo de revisão integrativa e conduzida com as seguintes etapas: elaboração da questão de pesquisa, seleção e obtenção dos artigos; avaliação dos estudos pré-selecionados; interpretação crítica; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. A amostra inicialmente composta por 28 publicações pré-selecionadas que foram analisadas e ao final foram selecionadas 16 publicações Resultados: Os resultados mostraram que os professores tem priorizado a metodologia tecnicista, que existe desinteresse dos discentes para a participação nas aulas de educação física, que há falta de estrutura física e de materiais e que ocorre certo comodismo dos professores para a elaboração dos planos de aulas. Conclusão: Conclui-se que os professores atuantes no ensino médio têm priorizado a metodologia com ênfase nos esportes, constatou-se que existe elevado desinteresse por parte dos alunos durante as aulas. Outra condição foi evidenciada foi à deficiência nas estruturas físicas e de materiais esportivos das escolas, contudo influenciando negativamente a qualidade das aulas. Por último, existe certo comodismo dos professores perante a conduta na elaboração dos planos de aulas, estão ministrando aulas sem se preocuparem com todos os conteúdos a serem trabalhados na EF.