Prática Pedagógica Docente nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 105 - 116

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar a prática pedagógica docente nas aulas de Educação Física do ensino médio. Métodos: Estudo de revisão integrativa e conduzida com as seguintes etapas: elaboração da questão de pesquisa, seleção e obtenção dos artigos; avaliação dos estudos pré-selecionados; interpretação crítica; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. A amostra inicialmente composta por 28 publicações pré-selecionadas que foram analisadas e ao final foram selecionadas 16 publicações Resultados: Os resultados mostraram que os professores tem priorizado a metodologia tecnicista, que existe desinteresse dos discentes para a participação nas aulas de educação física, que há falta de estrutura física e de materiais e que ocorre certo comodismo dos professores para a elaboração dos planos de aulas. Conclusão: Conclui-se que os professores atuantes no ensino médio têm priorizado a metodologia com ênfase nos esportes, constatou-se que existe elevado desinteresse por parte dos alunos durante as aulas. Outra condição foi evidenciada foi à deficiência nas estruturas físicas e de materiais esportivos das escolas, contudo influenciando negativamente a qualidade das aulas. Por último, existe certo comodismo dos professores perante a conduta na elaboração dos planos de aulas, estão ministrando aulas sem se preocuparem com todos os conteúdos a serem trabalhados na EF.

Acessar