Prática Pedagógica e Educação Física: Uma Ação Direcionada Aos Adolescentes
Por Rodolfo Gomes da Silva (Autor), Mayara Alves Brito da Rocha (Autor), Suzane Santos de Santana (Autor), Marcela Maria da Silva (Autor), Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta (CERQUEIRA, 2010), por ainda não ter se transformado o adolescente não ajustado ao seu papel de vida, resulta na maioria das vezes em uma conduta de confusão, incerteza e ansiedade. A adolescência, do ponto de vista da sociologia, é abordada como um “período de transição entre a infância e a idade adulta que recebe políticas centradas na preparação para o mundo adulto” (ABRAMO, 1994, p.27), ou seja, é considerada uma fase de preparação.Segundo Marzinek (2004), os adolescentes que congregam o ensino médio têm o pensamento voltado para a formação profissional, com a intenção de buscar meios que proporcionem a sua ascensão pessoal, por muitos deles a vivência prática nas aulas de educação física, torna-se a atividade que lhe proporciona prazer, divertimento e desenvolvimento psicomotor. Na Educação Física, se o professor possuir extensa capacidade em ministrar seus conteúdos, sua metodologia, sua prática pedagógica, de forma motivante para o aluno, a aprendizagem dos conteúdos será mais fácil, intensa e significativa. A prática pedagógica pode ser entendida como uma ação realizada pela relação entre professor e aluno e articulada com a realidade sociocultural que toda a comunidade escolar está inserida.Especificamente o Ensino Médio definido na OTM (Organização Teóricometodologica), como 4º ciclo, tem o objetivo de aprofundar a sistematização dos conhecimentos da Cultura Corporal (Dança, Ginástica, Jogo, Esporte e Luta) e adquirir condições para ser produtor de conhecimento a partir da seguinte organização por unidades. Unidades são os períodos do ano letivo escolar, que são subdivididos em II semestres, cada qual com II unidades. Onde devem ser abordamos na I unidade o conteúdo ginástica, na II unidade o trato dos conteúdos dança e lutas, na III unidade o conteúdo jogo e por fim na IV unidade o conteúdo esporte.O que deve ser diferenciado é como esses conteúdos serão abordados, sendo aprofundados de acordo com o avanço dos anos, seguindo uma hierarquização do conhecimento, relacionando-os com assuntos presentes no cotidiano e extrapolando o conhecimento para a comunidade escolar em oficinas, seminários e festivais.