Resumo

A experiência aqui relatada é uma prática pedagógica de educação física desenvolvida em 25 aulas com 45 minutos cada, realizadas em três reuniões semanais, no turno da manhã, de 31/10/2017 a 16/01/19 2018. O caminho da transmissão-assimilação do conhecimento foi marcado pelos seguintes momentos: 1) Relações entre Corpo, Sociedade e Ginástica; 2º) Ginástica na Grécia Antiga, ditadura militar e contemporaneidade; 3º) Festival Geral de Ginástica com o tema "Corpo e Ginástica através dos tempos". No processo didático, notamos que os alunos deram um salto qualitativo na compreensão da ginástica e, consequentemente, na realidade social. Este trabalho educacional foi desenvolvido à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, usando o método que vai da sincrese à síntese através da mediação de conceitos. Essas teorias têm unidade teórica em relação à educação escolar e ao projeto de superação da sociedade de classes, de modo que este trabalho visa contribuir para o esforço coletivo no pensamento de didática comprometida com o treinamento omnilateral da classe trabalhadora. Este relatório contém uma experiência histórico-crítica desenvolvida dentro da prática social global que visa apresentar possibilidades didáticas baseadas na concepção revolucionária dialética da práxis. razão pela qual esta redação visa contribuir para o esforço coletivo no pensamento de didática comprometida com a formação omnilateral da classe trabalhadora. Este relatório contém uma experiência histórico-crítica desenvolvida dentro da prática social global que visa apresentar possibilidades didáticas baseadas na concepção revolucionária dialética da práxis. razão pela qual esta redação visa contribuir para o esforço coletivo no pensamento de didática comprometida com a formação omnilateral da classe trabalhadora. Este relatório contém uma experiência histórico-crítica desenvolvida dentro da prática social global que visa apresentar possibilidades didáticas baseadas na concepção revolucionária dialética da práxis.

Acessar